COMPARATIVO DO ESTUDO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: análise dos indicadores de qualidade do curso de ciências contábeis

Autores

  • Julyanne Kerllen Medeiros de Oliveira UERN
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino UERN
  • Rosilania Silva de Queiroz UERN
  • Adriana Martins de Oliveira UERN

Palavras-chave:

Ensino presencial. Ensino a distância. Exame de suficiência. ENADE. Conceito preliminar de curso.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho dos cursos de ciências contábeis, na modalidade presencial e a distância ofertados no município de Mossoró – RN. Quanto aos aspectos metodológicos, possui característica qualitativa, descritiva e documental. Foram coletados os dados referentes aos aprovados no exame de suficiência na primeira e segunda edição de 2017 e 2018, juntamente com os indicadores de qualidade a nível nacional, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Conceito ENADE referente ao exame realizado em 2015. O modelo usado para obtenção dos resultados foi um levantamento de dados no sistema e-MEC, e no Conselho Federal de Contabilidade. Identificou-se um total de 25 IES, dessas apenas 6 ofertam o curso na modalidade presencial e uma possui as duas modalidades. Devido à ausência de informações dos indicadores de qualidade dos cursos no sistema e-MEC, a análise para comparar o desempenho entre a modalidade presencial e a distância foram as instituições que possuem os dois indicadores (ENADE e CPC) e as que participaram do exame de suficiência nos anos de 2017 e 2018 nas duas edições. A análise foi realizada em 4 cursos, UERN (presencial), UFERSA (presencial), UNP (presencial), UNIDERP (EaD). Por meio dos resultados, conclui-se que os cursos presenciais possuem indicadores de qualidade melhores do que a distância, com destaque para a UFERSA que alcançou os melhores resultados nesses indicadores.

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Como Citar

de Oliveira, J. K. M., Valdevino, R. Q. S., de Queiroz, R. S., & de Oliveira, A. M. COMPARATIVO DO ESTUDO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: análise dos indicadores de qualidade do curso de ciências contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4700

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos