ELEMENTOS DETERMINANTES DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PAPEL DE CONSUMIDOR.

Autores

  • Arthur Medeiros Melo UERN
  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa UERN
  • Rodrigo José Guerra Leone UnP
  • Jandeson Dantas da Silva UERN
  • Luiz Antonio Felix Júnior UnP
  • Sergio Luiz Pedrosa Silva UERN

Palavras-chave:

Educação Financeira. Finanças. Consumidor.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi identificar elementos determinantes da influência da educação financeira no papel de consumidor. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 116 alunos de uma universidade pública do Rio Grande do Norte. As questões levantadas foram analisadas por meio da análise descritiva e fatorial exploratória. Os resultados encontrados mostram que os conhecimentos acerca da educação financeira e finanças como poupar, investir, análise custo-benefício, entre outros, possuem participação direta nas ações do consumidor perante o mercado, onde os mesmos se utilizam de tais artifícios visando sucesso na tomada de decisão. Portanto, conclui-se que a educação financeira possui influência direta no papel do consumidor, uma vez que os indivíduos acreditam que aplicando tais conhecimentos, há um aumento acentuado na probabilidade de maior sucesso nas ações que ele venha a realizar no mercado, como por exemplo, compras, vendas, investimentos, entre outras.

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Como Citar

Melo, A. M., da Costa, W. P. L. B., Leone, R. J. G., da Silva, J. D., Júnior, L. A. F., & Silva, S. L. P. ELEMENTOS DETERMINANTES DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO PAPEL DE CONSUMIDOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4703

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos