Inconsciente coletivo no conhecimento de contabilidade de custos: na perspectiva dos discentes de ciências contábeis.

Emerson da Silva Costa, Luana Cristina Morais de Oliveira, Keliane De Melo Ramalho, Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Luiz Antonio Felix Júnior, Jandeson Dantas da Silva

Resumo


O presente estudo buscou descobrir os fatores que induzem a formação de inconsciente coletivo quanto à aceitação dos métodos de custeio variável e absorção no ensino de contabilidade de custos, apoiando-se nas pesquisas realizadas por Slomski et al. (2003), Guerreiro et al. (2004) e Silva et al. (2015) que tiveram com foco a teoria da psicologia analítica elaborada por Jung (1936) acerca de arquétipos e pensamentos de inconsciente coletivo de grupos. A investigação do estudo compõe uma amostragem de 179 alunos do curso de graduação em ciências contábeis de duas universidades da cidade Mossoró do estado Rio Grande do Norte. Para o desenvolvimento da pesquisa empregaram-se métodos estatísticos, como o teste de comparação de médias e análises dos dados coletados. As respostas apontam que os discentes que ainda não tiveram contato ou estão cursando a disciplina de contabilidade de custos possui uma maior aceitação ao método por absorção, e com o aumento da escala educacional sobre a disciplina os alunos mudam às concepções e aderem custeio variável para fins gerenciais, depois de cursarem a disciplina. Observou-se que os alunos não conseguem ter uma notável diferenciação entre os métodos de custeio variável e por absorção, já que a maior parte classifica o custeio por absorção como relevante para o processo decisório, e ainda declararam que são poucas as diferenças. De acordo com achados, a ausência de profundidade da metodologia de ensino dos conteúdos da disciplina de custo pode ser a causa para explicar por que os alunos não conseguem diferenciar os dois métodos.

Palavras-chave


Inconsciente coletivo. Contabilidade de custos. Custeio variável. Custeio por absorção.

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ISSN 2358-856X

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