Análise Envoltória de Dados (DEA) nas produções acadêmicas sobre Educação Superior

Lorena Ziroldo, Fernanda Bueno Grizos de Carvalho, Katia Abbas, Romildo de Oliveira Moraes

Resumo


O objetivo do estudo é realizar uma revisão sistemática sobre a Análise Envoltória de Dados (DEA) na educação superior no período de 2009 a 2018. O processo de coleta de dados consistiu-se da delimitação das bases de dados: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science; e os anais dos congressos: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e Congresso Brasileiro de Custos (CBC). A amostra da pesquisa foi constituída por 30 artigos. Como resultado, verificou-se que dentre o período analisado, os anos de 2011 e 2018 foram o de maior quantidade de publicação (5 cada); o continente europeu é o que mais publicou (8); em relação ao objetivo mais comum entre as pesquisas está o subgrupo Eficiência nas IES (9); a autora que mais publicou na área foi a Joanna Wolszczak-Derlacz (3) e os periódicos com mais vinculação de artigos, ambos com 5 publicações, foram o Expert Systems With Applications e o Omega. Observou-se, também, que a categoria dos inputs mais utilizados pelos autores foi a Instituição e, em relação aos outputs, a categoria de maior destaque foi Aluno; quanto ao modelo, constatou-se que o BCC é o mais utilizado (aparecendo em 13 estudos) e a orientação mais comum foi ao output (presente em 15 artigos). Essa revisão sistemática contribui para literatura e pode proporcionar, por meio de seus resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema.

Palavras-chave


DEA; Educação; Ensino Superior; Revisão Sistemática.

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ISSN 2358-856X

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