Análise dos comportamentos dos custos das empresas de construção civil listadas na B3 em períodos de crise e de prosperidade econômica.

Autores

  • GUILHERME LIMA DOS SANTOS UFAL
  • Valdemir da Silva UFAL
  • Natallya Levino UFAL
  • Kleber Luis Alves Guedes UFAL
  • Paulo Sérgio Cavalcante UFAL
  • Cleiton Rodrigo Buarque Silva UFAL

Palavras-chave:

Comportamento de custos. B3. Prosperidade econômica. Crise econômica. Construção civil.

Resumo

O comportamento de custos vem ocupando espaço nos debates sobre gestão econômica, possibilitando analisar o desempenho das empresas. Este estudo busca investigar o comportamento dos custos de empresas do setor da construção civil, listadas na B3, em períodos de prosperidade econômica (2010-2013) e de crise econômica (2014-2018). Utilizando-se de pesquisa descritiva, documental e quantitativa, coletaram-se os dados referentes a Receita Líquida (RL), ao Custo dos Produtos Vendidos (CPV), às Despesas de Vendas (DA) e os custos totais da amostra correspondente a 18 empresas. Os resultados da pesquisa revelaram, por meio de análise descritiva, alteração no comportamento dos custos das empresas entre os dois períodos investigados. Essa dinâmica mostrou que houve o comprometimento médio da receita líquida em relação aos custos de vendas, às despesas administrativas e de vendas e, sobretudo, aos custos totais que inclinaram de 87%, no período prosperidade econômica, para 118%, nos quatro anos de crise econômica, indicando, desse modo, prejuízo. 16 empresas elevaram os seus custos totais entre os dois momentos comparados, sendo que 10 apresentaram os custos maiores que as receitas líquidas totais, indicando, no período de crise econômica, possível declínio das receitas e manutenção dos custos fixos estruturais.

Downloads

Como Citar

DOS SANTOS, G. L., da Silva, V., Levino, N., Guedes, K. L. A., Cavalcante, P. S., & Silva, C. R. B. Análise dos comportamentos dos custos das empresas de construção civil listadas na B3 em períodos de crise e de prosperidade econômica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4709

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos