Governança Corporativa: uma análise de sua influência sobre o desempenho e a eficiência de empresas listadas no Setor de Materiais Básicos da Brasil, Bolsa e Balcão.

Autores

  • Francisco Ícaro Silvério de Oliveira UERN
  • Erika Maia Rocha UERN

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Lucratividade, Efetividade

Resumo

Este artigo objetiva analisar a compreensão do mercado acionário em meio às conjunturas regulamentares e práticas de Governança Corporativa ligadas à questão da efetividade e desempenho empresarial de empresas dispostas na lista de Índice de Governança Corporativa Diferenciada – IGC na Brasil, Bolsa e Balcão – B3, em termos de desempenho e efetividade, nas suas operações. A aplicação inicial se dará nas empresas do Setor de Materiais Básicos nos anos de 2015 a 2018, tendo como base o valor dos índices de liquidez, giro do ativo, endividamento geral e imobilização do patrimônio líquido das mesmas, para analisar a efetividade por meio da Análise Envoltória dos Dados – DEA, tendo, por último, sido realizada uma análise estatística da distribuição de frequência dos valores encontrados abrangidos pela pesquisa. Foi constatado que, apesar da adoção às práticas de governança corporativa não garantir posição na fronteira de eficiência, a distribuição de frequência evidencia que a maioria das empresas situou-se próximo à esse índice.

Downloads

Como Citar

de Oliveira, F. Ícaro S., & Rocha, E. M. Governança Corporativa: uma análise de sua influência sobre o desempenho e a eficiência de empresas listadas no Setor de Materiais Básicos da Brasil, Bolsa e Balcão. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4713

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos