O alinhamento do capital humano sob a ótica do balanced scorecard: uma evidência empírica no segmento hoteleiro

Autores

  • Kallyse Priscila Soares de Oliveira UEPB
  • Roseane Patrícia Araújo Silva UEPB
  • Eliedna de Sousa Barbosa UnB/UFPB/UFRN

Palavras-chave:

Alinhamento Organizacional

Resumo

O aspecto relevante desta pesquisa é o alinhamento do capital humano para gestão estratégica empresarial, tendo como fundamento a revisão da literatura a respeito do Balanced Scorecard. Tem como objetivo principal oferecer evidências sobre a existência de alinhamento do capital humano, consoante com a literatura do BSC, nas práticas de gestão de uma empresa do segmento hoteleiro. Neste sentido, foram avaliadas as seguintes variáveis: alinhamento organizacional, estilo de gerência, reconhecimento e recompensa. Caracteriza-se, metodologicamente, como um estudo transversal do alinhamento do capital humano de um hotel da cidade de Campina Grande-PB. Utilizou-se de questionário para coleta de dados e através do programa estatístico SPSS 15 (Statistical package for the social sciences) fez-se a análise da frequência relativa dos mesmos. Os resultados apontam evidências positivas sobre a existência do alinhamento do capital humano ao serem avaliadas as variáveis: alinhamento organizacional, estilo de gerência e reconhecimento. Ao avaliar os resultados da variável recompensa observa-se a necessidade de uma maior atenção para o sistema de recompensa utilizado pela organização. A caracterização do estilo de gerência e do reconhecimento percebido pelos colaboradores denotam a influência atribuída as referidas variáveis para o êxito na gestão da estratégia empresarial da organização. Torna-se necessário, no entanto, uma maior atuação por parte dos gestores, para uma política bem definida no que concerne ao seu sistema de recompensas, pois, segundo a literatura do BSC, se não existe recompensa vinculada ao desempenho individual, o alinhamento organizacional se demonstra comprometido.

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Como Citar

de Oliveira, K. P. S., Silva, R. P. A., & Barbosa, E. de S. O alinhamento do capital humano sob a ótica do balanced scorecard: uma evidência empírica no segmento hoteleiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/472

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões