Custos da Qualidade Como Diferencial Competitivo: Estudo de Caso Em Uma Empresa De Prestação De Serviços Contábeis.

Jocilene da Costa Sousa, Cintia DE ALMEIDA, Roberta Carvalho de Alencar

Resumo


Em um mercado com concorrência acirrada é comum as empresas buscarem alternativas para se manterem competitivas e firmar sua carteira de clientes. Com isso, a preocupação inicial é oferecer produtos e serviços de qualidade, no entanto, a medição do retorno de se investir em qualidade muitas vezes não é priorizada. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo geral verificar a influência dos custos da qualidade como um diferencial competitivo em uma empresa de prestação de serviços contábeis. A pesquisa justifica-se em função da importância de se atentar para essa área da contabilidade gerencial que na maioria das vezes não é tão priorizada pelas empresas de serviços em geral. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujos dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada com os sócios-administradores da empresa, bem como da análise documental das demonstrações contábeis e relatórios fornecidos. Os resultados obtidos verificaram que mesmo a empresa não controlando os custos da qualidade com afinco, eles contribuíram na melhoria da eficiência operacional, tendo em vista a redução dos custos de falhas no período analisado. Considerando a retenção de clientes como variável de análise do retorno de se investir em qualidade, verifica-se uma influência positiva dos custos da qualidade na busca da empresa de destacar-se no mercado.

Palavras-chave


Custos da qualidade. Diferencial competitivo. Serviços. Clientes.

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ISSN 2358-856X

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