Evidenciação de Gastos Ambientais: Análise das Firmas que Integram e Não Integram a Carteira 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autores

  • Douglas da Silva Ferreira UFC
  • José Glauber Cavalcante dos Santos UFC
  • Márcia Martins Mendes De Luca UFC
  • Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano UFC

Palavras-chave:

Evidenciação, Gastos Ambientais, Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar comparativamente a evidenciação de gastos ambientais entre as firmas que integram e as que não integram a carteira 2018/2019 do ISE. Foram examinadas as notas explicativas de 181 empresas de capital aberto que participaram da seleção para compor a carteira teórica do índice. Os resultados indicam que menos da metade dos relatórios continha informações sobre gastos ambientais, sugerindo uma baixa evidenciação destes. Ao seu tempo, observou-se que o grupo das empresas integrantes do ISE tendem a evidenciar mais gastos ambientais do que aquelas não integrantes. Prevalece a divulgação monetária dos gastos, porém, nesses casos, os dispêndios têm pouca representatividade sobre a receita líquida e ativos totais. Foram identificados 14 tipos de gastos ambientais, sendo mais frequentes provisões e processos ambientais, gastos relacionados a riscos e recuperação ambiental. Esses tipos de gastos relacionam-se à categoria de recuperação ambiental, em detrimento dos grupos de preservação e controle ambiental. Percebeu-se também que as despesas são mais frequentes que os investimentos e os custos ambientais. Os resultados podem sinalizar a adoção de estratégias ambientais do tipo reativas compensatórias pelas empresas, o que pode refletir na elevação do risco ambiental do negócio.

Downloads

Como Citar

Ferreira, D. da S., dos Santos, J. G. C., De Luca, M. M. M., & Gordiano, C. A. S. G. Evidenciação de Gastos Ambientais: Análise das Firmas que Integram e Não Integram a Carteira 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4727

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos