Alocação Eficiente de Recursos em Educação em um Município de Pequeno Porte: um estudo a partir da Análise Envoltória de Dados
Palavras-chave:
Educação Pública, Custos, Eficiência, Análise Envoltória de DadosResumo
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a alocação eficiente de recursos dos primeiros anos do ensino fundamental no município de Arapongas, Paraná, em relação a sua performance. Para atender a esse objetivo, a pesquisa usou o método de Análise Envoltória de Dados (DEA), usando como input os custos pedagógicos, sociais e administrativos e a avaliação governamental da educação nacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como output. Os resultados da análise demonstraram que 59% das escolas apresentaram eficiência relativa acima de 80%. A partir do DEA ainda foi possível elaborar um benchmark para as escolas com desempenhos menores, para que o município possa elaborar políticas públicas que possibilitem a melhoria do escore. A análise contribui para mostrar a importância dos custos como ferramenta nas decisões administrativas do sistema educacional do setor público.Downloads
Como Citar
Capucho, P. H. P., & Vieira, S. F. A. Alocação Eficiente de Recursos em Educação em um Município de Pequeno Porte: um estudo a partir da Análise Envoltória de Dados. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4748
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público