Relação entre Custos e Desempenho dos Alunos do Ensino Fundamental em uma cidade no Norte do Paraná

Thiago Spiri Ferreira, Pablo Henrique Paschoal Capucho, Saulo Fabiano Amancio Vieira, Vera Lucia Tieko Suguihiro

Resumo


Os custos são considerados dados para tomadas de decisões, e descrevendo com detalhes e características buscando valores de custos unitários auxilia na gestão de ações para maximizar os resultados e performance, com controle de dados transformando-os em informações para a busca de uma gestão efetiva. O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre custos e desempenho dos alunos com base na nota do IDEB para os anos iniciais. Os custos escolares são formas de controle dos investimentos públicos na sociedade, e desmembrando custos conforme a metodologia proposta no trabalho de custos pedagógicos, administrativos e sociais, evidencias detalhes e descrições sobre como melhorar os investimentos na educação com base na analise dos custos resultando em melhor desempenho por parte dos alunos do ensino público. Como resultado apresentou que os custos pedagógicos, administrativo e sociais possuem uma correlação considerada baixa com o desempenho dos alunos perante as notas do IDEB e o principal fator que influência as notas dos alunos é o nível socioeconômico dos alunos

Palavras-chave


Custo, Custo Setor Público, Gestão Pública, Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235