Análise custo/volume/lucro como instrumento gerencial: um estudo de caso em um posto de combustíveis do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Análise Custo/Volume/Lucro. Mix de comercialização. Posto de combustíveisResumo
O objetivo do estudo é determinar o mix de comercialização médio mensal capaz de fazer frente aos custos e despesas totais junto a um posto de combustíveis do estado do Rio Grande do Sul. Em seus aspectos metodológicos o estudo se caracteriza como sendo de natureza qualitativa e descritiva. Os procedimentos técnicos adotados para a obtenção dos dados consistiram na utilização de entrevista semiestruturada junto ao proprietário da unidade e de pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o ponto de equilíbrio financeiro médio mensal, em unidades, corresponde a 50.542,43 e, em valor a R$ 221.197,99. O estudo apurou que a gasolina comum é o produto de maior participação no ponto de equilíbrio mix. Trouxe também evidências de que a Análise Custo/Volume/Lucro possui aplicabilidade a pequena empresa e gera importantes benefícios a mesma, ao gerar diversas informações que não eram do conhecimento do gestor como, os produtos com maior Margem de Contribuição Total, o volume de vendas em que as receitas igualam-se aos gastos, e o resultado operacional gerencial.Downloads
Como Citar
Rigon, L., & Rossato, M. V. Análise custo/volume/lucro como instrumento gerencial: um estudo de caso em um posto de combustíveis do Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4769
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões