Análise do Custo-Benefício: Arrendamento X Produtividade nos Cinco maiores municípios produtores de soja no Rio Grande do Sul.

Autores

  • Roberto De Gregori UFSM

Palavras-chave:

Soja. Custos de produção. Arrendamento rural.

Resumo

O agronegócio possui uma relevância cada vez maior no cenário brasileiro e o Rio Grande do Sul possui participação significativa no cultivo de soja, sendo o terceiro estado mais produtivo. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi o de verificar o impacto do arrendamento rural na receita, bem como, estabelecer a relação entre custo e produtividade do produto soja. Constatou-se que a produtividade média atual nos municípios no qual o custo do arrendamento é maior, não garantiu uma maior lucratividade. O retorno nos municípios com menor custo de arrendamento não foi tão desigual. De forma geral, não se identificou uma relação direta, ou seja, o pagamento de 50% a mais de arrendamento não garante 50% a mais no lucro do negócio. Esse resultado se justifica pela margem de lucro quase fixa, o preço de venda estabelecido pelo mercado, e a dificuldade para reduzir custos, especialmente, em períodos de elevação dos custos de produção.

Downloads

Como Citar

De Gregori, R. Análise do Custo-Benefício: Arrendamento X Produtividade nos Cinco maiores municípios produtores de soja no Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4771

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões