Contabilidade como ferramenta de apoio ao processo decisório: fatores explicativos para a utilização ou não, percepções dos gestores das micro e pequenas empresas do município de Maragogipe-Ba.

Autores

  • ALAN BABOSA REBOUCAS FAMAM
  • Leonardo SOUZA DE ALMEIDA UFBA
  • Uilcleides Braga da Silva UFVJM
  • Marilia ROSA ANDRADE FAMAM

Palavras-chave:

Contabilidade.Micro e pequenas empresas. Tomada de decisão.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos gestores quanto à importância das informações contábeis para o processo decisório em micro e pequenas empresas na cidade de Maragogipe-Ba e fatores explicativos para a concepção dos mesmos. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE (2013), as MPEs representam a base da economia, correspondendo a 98% do universo empresarial do país, e respondendo por 27% de tudo o que é produzido em âmbito nacional. São também as grandes responsáveis pela distribuição de renda e pelo equilíbrio social, contribuindo com 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial, sendo de grande relevância entender a percepção desses usuários dos relatórios contábeis. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por 141 das 222 empresas ativas e registradas em Maragogipe-BA e os dados foram coletados a partir de questionários e apresentados pelo diagrama de Pareto. Como resultados, os serviços mais requisitados pelos gestores foram: cálculos tributários e folha de pagamento, o que revela uma preocupação apenas em atender à legislação. Os resultados sugerem uma subutilização da contabilidade. Para esses gestores as informações mais úteis são as fiscais, e em relação à tomada de decisão. A falta de comunicação com o contador, a descrença na contabilidade e o desconhecimento de outros serviços contábeis, segundo os respondentes, explicam o não uso pleno da contabilidade como ferramenta de apoio às decisões. Os resultados sugerem a necessidade de resgatar o valor da informação contábil como instrumento útil na tomada de decisão.

Downloads

Como Citar

REBOUCAS, A. B., DE ALMEIDA, L. S., da Silva, U. B., & ANDRADE, M. R. Contabilidade como ferramenta de apoio ao processo decisório: fatores explicativos para a utilização ou não, percepções dos gestores das micro e pequenas empresas do município de Maragogipe-Ba. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4775

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões