Custos para servir clientes: um estudo aplicado em uma empresa distribuidora e prestadora de serviços de software

Autores

  • Victória Bez Batti UNESC
  • Januário José Monteiro UFSC
  • Andréia Cittadin UNESC

Palavras-chave:

Custos para servir clientes, um estudo aplicado em uma empresa distribuidora e prestadora de serviços de software

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar os resultados dos principais clientes de uma distribuidora e prestadora de serviços de software com aplicação da abordagem custos para servir. Para tanto uma pesquisa qualitativa, realização por meio de um estudo de caso foi executado em uma empresa de distribuição e prestadora de serviços de software. Os dados foram coletados mediante entrevista e análise documental. Constatou-se que a empresa objeto de pesquisa atua nas modalidades Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial e sua estrutura organizacional é subdividida em quatro departamentos: Comercial, Administrativo, Técnico Gestão Empresarial e Técnico Gestão de Pessoas, sendo esse último foco do estudo. Esse departamento é subdividido nas seguintes atividades: Suporte Técnico, Consultoria Técnica, Coordenadoria e Gerência. Os resultados apontaram que: a) a atividade de Consultoria Técnica foi a que consumiu mais recursos indiretos, cerca de 64,47%; b) os custos indiretos mais significativos foram salários e encargos e pró-labore, equivalente a 32,04% dos custos totais indiretos; c) Os Custos para Servir os sete clientes selecionados atingiram 37,11% dos custos totais enquanto as receitas totalizaram 44,96%; d) apenas o Cliente E apresentou lucratividade acima de 50%, correspondente a 66,42% no período em estudo . A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que a abordagem Custo para Servir contribui para a identificação da lucratividade dos clientes mais representativos em relação ao faturamento da organização, gerando informações para uma melhor gestão e melhoria de resultados organizacional.

Como Citar

Bez Batti, V., Monteiro, J. J., & Cittadin, A. Custos para servir clientes: um estudo aplicado em uma empresa distribuidora e prestadora de serviços de software. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4778

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões