Determinantes de custos: evidenciação em uma empresa de grande porte do setor varejista

Autores

  • Regiane Cristina Gomes UEM
  • Elias Junior Araujo UEM
  • Katia Abbas UEM

Palavras-chave:

Gestão estratégica de custos. Costs drivers. Determinantes de custos, setor varejista.

Resumo

Como artefato da gestão estratégica, é relevante compreender os determinantes de custos da organização para proporcionar aos tomadores de decisões um melhor planejamento e gerenciamento das estratégias, de modo buscar ou garantir a vantagem competitiva. Nesse contexto, o objetivo do estudo é identificar, por meio de informações públicas, os determinantes de custos em uma empresa de grande porte do setor varejista. Para tanto, é utilizado o modelo proposto por Costa e Rocha (2014), que elenca 16 (dezesseis) determinantes de custos, denominados estruturais e execucionais. Metodologicamente, para a coleta de dados, foram selecionadas as Demonstrações Contábeis e os Sites Institucionais (SI) referentes ao ano de 2019 e, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Dessa forma, o estudo evidenciou que os determinantes mais representativos para a empresa são na categoria estrutural, a citar: escala, experiência, localização e, em especial, a tecnologia mostrou-se como uma das principais e mais importantes estratégias vigentes da organização. Quanto aos determinantes execucionais, a companhia dá maior ênfase à cadeia de valor, ao arranjo físico e à tempestividade. Por meio de uma compreensão mais ampla de uma gama de determinantes, os achados do estudo contribuem para o entendimento dos causadores dos custos para a empresa e no setor varejista.

Downloads

Como Citar

Gomes, R. C., Araujo, E. J., & Abbas, K. Determinantes de custos: evidenciação em uma empresa de grande porte do setor varejista. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4779

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões