Formação do preço de venda na prestação de serviços contábeis: Estudo de caso com base no método de custeio por atividades (ABC)

Autores

  • Carlos Alberto Conceição Salvalaio UFES
  • Carlos Roberto Vallim UFES

Palavras-chave:

Gestão de custos, Custeio baseado em atividade, Preço de venda, Mark-up.

Resumo

A pesquisa objetiva utilizar o método de custeio por atividades alinhado a formação do preço de serviços contábeis. A aplicação ocorreu por meio do mapeamento das atividades e definição de direcionadores para alocação dos custos às atividades e das atividades aos serviços. Metodologicamente com relação aos fins a pesquisa foi exploratória e descritiva, e quanto aos meios, um estudo de caso com pesquisa de campo e análise documental com abordagem qualitativa-quantitativa. Os resultados demonstram que a aplicação do método de custeio por atividades em conjunto com a formação do preço de serviços com base no mark-up, permite: a aplicação de forma conjunto em empresa contábil com ampliação da qualidade das informações; a utilização das teorias de contabilidade de custos com foco na ampliação da qualidade das informações; uma maior assertividade no processo decisório empresarial por conhecer, controlar e gerenciar os custos da empresa; e estimulo a prática da gestão de custos com foco no resultado.

Downloads

Como Citar

Salvalaio, C. A. C., & Vallim, C. R. Formação do preço de venda na prestação de serviços contábeis: Estudo de caso com base no método de custeio por atividades (ABC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4780

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões