Mercado imobiliário: aplicação do método de custeio TDABC para análise da rentabilidade por segmento de cliente

Autores

  • Rafaella Toimil Rocha Pinto PUCRS
  • Ana Paula Beck da Silva Etges PUCRS

Palavras-chave:

Mercado Imobiliário, Análise de Rentabilidade por Cliente, TDABC, Curva de Rentabilidade Acumulativa.

Resumo

A análise da rentabilidade dos clientes combinada com o método de custeio Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) podem ser ferramentas-chaves para auxiliar no direcionamento do foco das ações e das tomadas de decisões. Este trabalho propõe a aplicação do TDABC para calcular a rentabilidade por segmento de cliente do setor de aluguel de uma imobiliária. Alugueis novos foram apontados como não são rentáveis, mas necessários para que se tenha uma careteira de aluguéis ativos, estimou-se que são necessários 11.5 aluguéis antigos para compensar o investimento dispendido em um aluguel novo. Com os resultados da análise de rentabilidade, foi possível gerar informações que subsidiaram ações de melhorias de reestruturação do processo de prospecção de clientes e de criação de atividades preventivas de vistoria, sendo possível a partir da curva de rentabilidade de Stobachoff identificar um grau de vulnerabilidade quanto ao elevado nível de subsídio existente no setor de aluguel.

Downloads

Como Citar

Pinto, R. T. R., & Etges, A. P. B. da S. Mercado imobiliário: aplicação do método de custeio TDABC para análise da rentabilidade por segmento de cliente. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4782

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões