O esforço em inovação e sua associação com o ambiente competitivo: um estudo das empresas listadas na B3

Marlise Dall Agnol, Carlos Alberto Diehl, Sandra Belloli de Vargas

Resumo


As empresas, para garantirem vantagem competitiva, devem adequar suas estratégias ao seu ambiente competitivo, empregando esforços em inovação para assegurar sua participação no mercado e a sustentabilidade no longo prazo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a associação entre o esforço em inovação e o ambiente competitivo concorrencial das empresas dos setores da indústria brasileira de capital aberto. Os dados foram coletados nas Notas Explicativas e na Economática® para uma amostra de 96 empresas, compreendendo o período de 2010 a 2018 e a técnica estatística adotada foi a regressão para dados em painel com efeitos aleatórios. O modelo estatístico proposto pela pesquisa, ao abordar uma proxy alternativa para medir o esforço em inovação, sugere que empresas que atuam em mercados mais competitivos investem mais em inovação, corroborando as premissas de Schumpeter (1934) sobre o processo de destruição criativa. Para a variável volatilidade das ações, o modelo sugere um maior investimento em inovação por parte das empresas que aceitam o grau de risco em relação às oscilações de suas cotações de mercado. Ao observar os determinantes internos é possível identificar que empresas maiores investem mais em inovação ao passo que empresas que apresentam maior rentabilidade e maior nível de endividamento (curto e longo prazo) apresentam menos esforços em inovação. Desta forma, o presente trabalho contribui para a literatura ao trazer novas evidências da influência da dinâmica do mercado e dos determinantes internos sobre a decisão das empresas em aplicar seus recursos em esforços em inovação.

Palavras-chave


Inovação. Ambiente competitivo. Concentração de mercado. Indústria brasileira.

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ISSN 2358-856X

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