Um estudo comparativo entre o preço de venda com base no mark-up e o preço de venda praticado no comércio eletrônico

Kariny Hombre oliveira, Poliana Paganini Ribeiro, Carlos Roberto Vallim

Resumo


A presente pesquisa objetiva comparar o preço de venda praticado no canal eletrônico e o preço de venda apurado com base no mark-up, afim de identificar as contribuições da gestão de custos e precificação no processo decisório dos gestores. Para obter respostas ao questionamento da pesquisa e atender os objetivos, metodologicamente, de forma exploratória e descritiva, e através de um estudo de caso em empresa única do comércio varejista de produtos comercializados por meio do e-commerce, com abordagem quali-quanti, se pode analisar e explorar a teoria base de formação do preço de venda, elaborar modelagem especifica de precificação para auxiliar a comparação entre o preço com base no mark-up e o preço praticado no mercado e identificar as variações e possíveis causas. Os achados da pesquisa evidenciam que o uso do método mark-up com base nos custos amplia a qualidade das informações, a assertividade dos gestores no processo decisório e permite a prática da gestão de custos ao utilizar modelagem de base teórica consolidada na literatura, permitindo calcular e controlar os custos e antecipadamente alinhar as estratégias do mercado em função das variações da oferta e da demanda, ótica comportamental do consumidor e competição diante da concorrência. Nesse sentido, entende-se que o objetivo proposto foi alcançado por meio do resultado de diversas tabelas e quadros com a apresentação dos dados e análise.

Palavras-chave


Preço de venda, Mark-up, Comércio eletrônico, E-commerce.

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ISSN 2358-856X

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