Variáveis determinantes para a formação de preço de venda: um estudo em empresas comerciais da cidade de cruz das almas – BA.

Tainá da Silva de Jesus, Leonardo SOUZA DE ALMEIDA, Marilia ROSA ANDRADE

Resumo


Em meio às mudanças constantes no ambiente dos negócios, é indispensável que os gestores sejam amparados no processo de tomada de decisões, em especial naquelas que envolvem a formação do preço, já que esta variável pode alçar a empresa rumo ao sucesso ou levá-la ao fracasso. Decisões sobre o preço a ser cobrado se tornam ainda mais sensíveis em tempo de crises econômicas. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo identificar as variáveis determinantes na formação de preço de venda em empresas comerciais da cidade de Cruz das Almas-BA. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa, classificada como estudo de levantamento. Foram aplicados questionários em 57 empresas comerciais da cidade de Cruz das Almas-BA identificadas junto à Câmara de Dirigentes dos Lojistas (CDL). O instrumento de coleta foi direcionado aos gestores ou responsáveis pela formação do preço destas entidades. Os resultados evidenciaram que as variáveis mais utilizadas pelas empresas estudadas, quando da formação de preço, estão alinhadas com a literatura correlata. São elas, por ordem: os custos, o mercado e a concorrência. Outras variáveis, ainda que em menor grau, também influenciam os gestores estudados na hora de formar o preço. Conforme a teoria, não há um jeito correto de se estabelecer o preço. Ao contrário, os métodos devem ser complementares. Sugere-se que sejam realizados outros estudos que confrontem empresas de outros ramos, ou ainda, que se utilize de metodologia quantitativa e estudos de hipóteses.

Palavras-chave


Contabilidade Gerencial. Contabilidade de Custos. Formação de preço.

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ISSN 2358-856X

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