Medidas de criação de valor: análise do caso Natura S.A

Autores

  • Thayse Machado Guimarães UFU
  • Oswaldo Carlesso Neto UFU
  • Fernanda Maciel Peixoto CEPEAD/UFMG e UFU

Palavras-chave:

Patrimônio Líquido a Preço de Mercado

Resumo

Este trabalho visa analisar o valor gerado ao acionista da Natura S.A, com base no patrimônio líquido a preço de mercado (PLm), durante os anos de 2007 a 2012. O estudo foi norteado pelo conceito de gestão baseada em valor, pois se espera avaliar se a organização gerou ou destruiu valor para os acionistas. A pesquisa configura-se como descritiva, qualitativa, estudo de caso e documental. Em relação às estimativas de correlação das variáveis, foram analisados dois grupos separadamente: (i) a relação entre a variável valor gerado ao acionista, por meio do PLm, e os indicadores de desempenho contábil lucro líquido por ação (LPA), retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e (ii) a relação entre a variável valor de mercado, obtida pelo Economática® e os mesmos indicadores de desempenho. Observou-se que durante os anos 2007, 2008 e 2011 houve destruição de valor, enquanto que, em 2009, 2010 e 2012, criação de valor. No grupo i, houve correlação baixa e moderada, e no grupo ii, a correlação apresentou-se de substancial a muito forte. Dessa forma, infere-se que, quando uma empresa apresenta bons lucros, não necessariamente estará criando valor aos seus acionistas, especialmente quando a análise de valor envolve o custo de oportunidade.

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Como Citar

Guimarães, T. M., Neto, O. C., & Peixoto, F. M. Medidas de criação de valor: análise do caso Natura S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/48

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões