Proposta de ferramenta de análise de custos para o suporte à formação de preços em empresas varejistas de pequeno porte

Autores

  • Antônio Artur de Souza UFMG
  • Renata Rubia Torres Costa Toledo UFMG
  • Fernando Toledo Almeida UFMG

Palavras-chave:

Formação de Preços

Resumo

O varejo adquiriu grandes proporções nas últimas décadas sendo considerado um dos maiores setores da economia mundial. Nesse ambiente, o processo de formação de preços (FP) é essencial para o crescimento e continuidade dos negócios. A FP das mercadorias deve considerar aspectos como os custos, as despesas, a tributação, dentre outros. Dentre os variados métodos de FP os varejistas precisam escolher aquele que melhor se adapta aos objetivos do negócio. O presente estudo possui natureza descritiva, qualitativa, sendo realizado através de um estudo de caso em uma empresa varejista do setor de autopeças. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta que evidencie a composição dos custos para auxiliar o cálculo do preço e para análise de sensibilidade em relação à margem de lucro e ao lucro desejado. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para descrever o mercado varejista no setor de autopeças e a incidência tributária neste tipo de empresa; além de identificar e descrever as variáveis de custos utilizadas na FP. Foram descritas as variáveis que impactam na FP e verificada a contribuição do mark-up para geração do lucro. Verificou-se que os valores encontrados para as margens de lucro ficaram abaixo do esperado por não considerarem algumas variáveis incidentes sobre o preço de venda. A ferramenta de suporte ao processo de FP sugerida incluiu variáveis não utilizadas anteriormente permitindo agora que a empresa alcance o mark-up pré-estabelecido e o lucro desejado. Ressalta-se que o modelo proposto possui algumas especificidades podendo ser adaptado para empresas semelhantes.

Downloads

Como Citar

de Souza, A. A., Toledo, R. R. T. C., & Almeida, F. T. Proposta de ferramenta de análise de custos para o suporte à formação de preços em empresas varejistas de pequeno porte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/480

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões