Políticas Públicas e Acesso ao Ensino Superior: Análise da Relação entre Bolsas e Cotas com o Desempenho Acadêmico dos Discentes de Ciências Contábeis das IES Privadas Brasileiras

Autores

  • Geison Calyo Varela de Melo UFC
  • Mariza Camila de Miranda UERN
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento UFC
  • Caritsa Scartaty Moreira UFERSA
  • Annandy Raquel Pereira da Silva UFERSA

Palavras-chave:

Políticas públicas. Ensino Superior. Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo do estudo consiste em analisar a relação entre as políticas públicas de bolsas e cotas com o desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis das IES privadas brasileiras. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental, com 34.623 discentes que se submeteram ao ENADE nos triênios de 2015 e 2018. Os dados foram coletados mediante os Microdados ENADE e para o tratamento dos dados utilizou-se as técnicas de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Por meio da análise de regressão, constatou-se que quanto mais o discente for beneficiado por alguma política de bolsas de estudo ou financiamento, bem como por algum sistema de cotas, maior será a tendência em possuir um melhor rendimento acadêmico ou vice versa. Destarte, há uma relação positiva entre os constructos analisados, demonstrando, portanto, que as políticas públicas contribuem para o acesso ao ensino superior.

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Como Citar

de Melo, G. C. V., de Miranda, M. C., do Nascimento, Ítalo C. S., Moreira, C. S., & da Silva, A. R. P. Políticas Públicas e Acesso ao Ensino Superior: Análise da Relação entre Bolsas e Cotas com o Desempenho Acadêmico dos Discentes de Ciências Contábeis das IES Privadas Brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4802

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos