Políticas Públicas e Acesso ao Ensino Superior: Análise da Relação entre Bolsas e Cotas com o Desempenho Acadêmico dos Discentes de Ciências Contábeis das IES Privadas Brasileiras

Geison Calyo Varela de Melo, Mariza Camila de Miranda, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva

Resumo


O objetivo do estudo consiste em analisar a relação entre as políticas públicas de bolsas e cotas com o desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis das IES privadas brasileiras. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental, com 34.623 discentes que se submeteram ao ENADE nos triênios de 2015 e 2018. Os dados foram coletados mediante os Microdados ENADE e para o tratamento dos dados utilizou-se as técnicas de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Por meio da análise de regressão, constatou-se que quanto mais o discente for beneficiado por alguma política de bolsas de estudo ou financiamento, bem como por algum sistema de cotas, maior será a tendência em possuir um melhor rendimento acadêmico ou vice versa. Destarte, há uma relação positiva entre os constructos analisados, demonstrando, portanto, que as políticas públicas contribuem para o acesso ao ensino superior.

Palavras-chave


Políticas públicas. Ensino Superior. Ciências Contábeis.

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ISSN 2358-856X

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