Políticas Públicas e Acesso ao Ensino Superior: Análise da Relação entre Bolsas e Cotas com o Desempenho Acadêmico dos Discentes de Ciências Contábeis das IES Privadas Brasileiras
Palavras-chave:
Políticas públicas. Ensino Superior. Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo do estudo consiste em analisar a relação entre as políticas públicas de bolsas e cotas com o desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis das IES privadas brasileiras. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental, com 34.623 discentes que se submeteram ao ENADE nos triênios de 2015 e 2018. Os dados foram coletados mediante os Microdados ENADE e para o tratamento dos dados utilizou-se as técnicas de estatística descritiva e análise de regressão múltipla. Por meio da análise de regressão, constatou-se que quanto mais o discente for beneficiado por alguma política de bolsas de estudo ou financiamento, bem como por algum sistema de cotas, maior será a tendência em possuir um melhor rendimento acadêmico ou vice versa. Destarte, há uma relação positiva entre os constructos analisados, demonstrando, portanto, que as políticas públicas contribuem para o acesso ao ensino superior.Downloads
Como Citar
de Melo, G. C. V., de Miranda, M. C., do Nascimento, Ítalo C. S., Moreira, C. S., & da Silva, A. R. P. Políticas Públicas e Acesso ao Ensino Superior: Análise da Relação entre Bolsas e Cotas com o Desempenho Acadêmico dos Discentes de Ciências Contábeis das IES Privadas Brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4802
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos