CONSTRUÇÃO, INDICADOR E PERFORMANCE: uma revisão sistemática da produção científica internacional sobre a ótica econômico-financeira.

Autores

  • Leonardo de Lima Neves UFMS
  • Sirlei de Andrade Maciel UFMS
  • Adriano Marcos Rodrigues Figueiredo UFMS

Palavras-chave:

Construção civil. Índice financeiro. Desempenho financeiro. Índice econômico. Desempenho econômico.

Resumo

A construção civil é uma importante indústria mundial, ela exerce influências sobre diversos setores da economia, seja através de sua alta taxa de geração de emprego, renda e impostos. Contudo, a medição do desempenho econômico-financeiro no setor construção civil é necessária para fornecer informações que auxiliam no planejamento e controle dos processos gerenciais, analisando assim se objetivos e metas estão sendo atingidos. Acerca disso, o presente estudo teve como objetivo verificar quais são os indicadores financeiros mais evidenciados nos estudos que analisam o setor de construção civil. Portanto, adotou-se a revisão sistemática com a metodologia PRISMA, efetivada na base Science Direct. Portanto, foram definidas as palavras-chaves com recorte temporal de dez anos (2010-2019) e foram encontrados 183 artigos que, após selecionados, resultaram em 10 artigos a serem investigados. A partir disso, foi descrito o perfil das publicações, identificando objetivos, procedimentos metodológicos e principais resultados. Dentre os achados, foi elaborado um rol com 24 indicadores, sendo a lucratividade e fluxo de caixa como métricas mais recorrentes nos estudos. Verificou-se também, que medidas em relação ao lucro líquido, lucro e crescimento de vendas também foram abordados nas pesquisas.

Downloads

Como Citar

Neves, L. de L., Maciel, S. de A., & Figueiredo, A. M. R. CONSTRUÇÃO, INDICADOR E PERFORMANCE: uma revisão sistemática da produção científica internacional sobre a ótica econômico-financeira. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4809

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos