ABORDAGENS DE ESTABELECIMENTO DE PREÇOS E MODELOS DE MARKUP

Autores

  • Aliomar Lino Mattos UFES
  • José Carlos Tiomatsu Oyadomari Mackenzie
  • Fernando Nascimento Zatta UMESP

Palavras-chave:

Abordagens de estabelecimento de preços. Estabelecimento de preços. Formação de preços. Modelos de mark-up.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo identificar qual abordagem de estabelecimento de preços utilizada por indústria brasileira dos segmentos de agricultura, veículos comerciais e especiais, construção, powertrain e serviços financeiros e indústria de caminhões e ônibus; (ii) identificar a utilização de modelos de markup preconizados por Oyadomari et al. (2018). Relacionados ao trabalho de Liozu et al. (2012), a pesquisa foi realizada empiricamente por meio de estudos de caso mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Identificou-se que as empresas estudadas adotam as abordagens de custos, de valor para o cliente e de mercado. Identificou-se também que formação de preços é o gestor da área pegar as informações de custos fornecidas e aplicar cálculo de markup já estabelecimento de preços envolve estratégias internas com o envolvimento de todas as áreas da organização, tais como, diretorias de preços, comercial, financeira, de produção. Os gestores envolvidos com as políticas de inteligência de mercado, pessoal de marketing, planejamento e controle etc. De modo geral, trata-se de um conjunto de situações e pessoas voltadas para unirem fatores e dimensões estratégicas e operacionais, dos ambientes interno e externo, no intuito de estabelecerem os preços de maneira mais eficiente e com eficácia, pelo comprometimento de todas as áreas da organização, estabelecido por uma cultura de valor para a empresa e clientes. Esta grande estratégia empresarial, determina a um único pensamento, que todo o pessoal e todas as áreas da organização são uma empresa no conceito de estabelecimento de preços.

Downloads

Como Citar

Lino Mattos, A., Carlos Tiomatsu Oyadomari, J., & Nascimento Zatta, F. (2021). ABORDAGENS DE ESTABELECIMENTO DE PREÇOS E MODELOS DE MARKUP. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4835

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões