Alinhamento entre mix de produtos e precificação: um estudo em uma cooperativa de laticínios

Autores

  • Suzana Lorencini Peixoto UFES
  • Carlos Roberto Vallim UFES

Palavras-chave:

Formação do preço. Mix de produtos. Custeio variável. Método da margem.

Resumo

O presente estudo buscou aplicar a formação do preço de venda alinhado ao mix de produtos em uma cooperativa de laticínios de médio porte. Teve como propósito identificar as contribuições da utilização do método de precificação alinhado ao mix em uma empresa, tanto para uma gestão de custos melhor como para auxiliar na tomada de decisões. O objetivo foi utilizar esses métodos de forma concomitante para observar de maneira mais detalhada as informações sobre os produtos e quais preços poderiam ser cobrados por eles, se baseando no método da margem para chegar a esses valores. A pesquisa tem como fundamento a análise Custo-Volume-Lucro com base no custeio variável. A metodologia utilizada teve abordagem quali-quantitativa, quantos aos meios foi um estudo de caso com pesquisa de campo e, em relação aos fins, foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Os dados utilizados foram retirados de documentos de controle interno da cooperativa, além de entrevistas com gestores e, posteriormente, organizados em tabelas. Os resultados do estudo mostraram a importância de se realizar um mix para visualizar melhor as informações e, da precificação para alcançar resultados mais satisfatórios, assim como sua relevância para tomada de decisão. O objetivo da pesquisa foi alcançado e servirá como contribuição para outros estudos.

Downloads

Como Citar

Lorencini Peixoto, S., & Roberto Vallim, C. (2021). Alinhamento entre mix de produtos e precificação: um estudo em uma cooperativa de laticínios. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4836

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões