Estratégias de formação de preço utilizadas por empresas prestadoras de serviços de call center: um estudo de casos

Autores

  • Gabriela Cardoso Souza Lopes UFU
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr UFU
  • Daiane da Silva Lima UFU
  • Sérgio Lemos Duarte UFU

Palavras-chave:

Estratégias de formação de preço. Empresas prestadoras de serviços. Call Centers.

Resumo

Este estudo objetivou identificar as estratégias de formação de preço adotadas por empresas prestadoras de serviços de call center localizadas na região do Triângulo Mineiro. Adotou-se a pesquisa de campo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com funcionários de duas grandes empresas de call centers. Os principais resultados evidenciaram que os custos, a concorrência e os clientes são analisados na formação de preço, sendo os custos considerados o elemento mais importante. Os clientes e a concorrência, apesar de analisados, foram considerados menos importantes, visto que essas informações são utilizadas como termômetro de negociação e não como estratégia para a formação de preço. O objetivo principal das empresas com o estabelecimento do preço é a obtenção de lucro. Ademais, as empresas pesquisadas tentam fidelizar seus clientes e oferecer qualidade do serviço prestado, e estão abertas ao diálogo e à negociação para se chegar a um preço que seja razoável para ambas as partes. Constatou-se também que é dada importância à formação de preço, pois existe uma área responsável pela análise e aprovação das decisões relativas a preço com envolvimento da diretoria. Esses resultados evidenciam a relevância dada pelas empresas às estratégias de precificação para alcançar seus objetivos e mostram a importância do controle de custos já que o custo é o fator primordial na definição do preço de venda. Entretanto, cada empresa apresenta suas particularidades, pois além dos custos, uma delas se preocupa com a diferenciação em qualidade e a outra com os preços praticados pela concorrência.

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Como Citar

Cardoso Souza Lopes, G., Cristina Francisco de Almeida Fehr, L., da Silva Lima, D., & Lemos Duarte, S. (2021). Estratégias de formação de preço utilizadas por empresas prestadoras de serviços de call center: um estudo de casos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4850

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões