Quanto custa o seu produto? Fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores

Autores

  • Renata Melo Isadora FCRN
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento UFC
  • Jane Elly Nunes da Costa Lima FCRN
  • Natália Queiroz da Silva Oliveira FCRN
  • Geison Calyo Varela de Melo UFC

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial, Gestão Estratégica de Custos, Custos.

Resumo

O objetivo da pesquisa é de identificar os fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa e de campo, realizada através de aplicação de questionários com 147 consumidores do município de Mossoró-RN. A análise dos dados se deu através de técnicas da estatística descritiva e da Análise Fatorial Exploratória (AFE). Observou-se que dentre as 21 estratégias propostas pelo instrumento de pesquisa, as práticas que mais atraem e fidelizam os clientes são: atendimento de qualidade e personalizado, segurança ofertada pelo estabelecimento, qualidade do produto, necessidades especiais de cada cliente serem atendidas, boas referências do serviço ou produto, preço diferenciado, benefício final e economia de custos. Por meio da AFE, foram identificados seis fatores que explicam o conjunto das 21 variáveis, apresentando-se assim os fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores: F1) Segurança, preço e qualidade; F2) Atendimento, conforto e comodidade; F3) Imagem mercadológica; F4) Relação custo e benefício; F5) Análise da concorrência; e F6) Demanda. Assim, o estudo demonstra que, para os consumidores, dentre as estratégias de custos ofertadas pelas empresas, os gestores devem dar prioridade ao atendimento, segurança, qualidade do serviço ou produto ofertados, necessidades especiais de seus clientes, preço e economia de custos, destacando-se a qualidade como a característica mais relevante para a sua satisfação.

Downloads

Como Citar

Melo Isadora, R., Carlos Soares do Nascimento, Ítalo, Elly Nunes da Costa Lima, J., Queiroz da Silva Oliveira, N., & Calyo Varela de Melo, G. (2021). Quanto custa o seu produto? Fatores determinantes para a precificação e gestão de custos sob a ótica dos consumidores. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4862

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões