Revisão do processo de cálculo de custos e de precificação no comércio varejista de pequeno porte

Autores

  • Caroline Adriana Ermantraut Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Feevale
  • Ligia Stasiak Feevale

Palavras-chave:

Comércio. Custos. Gestão. Preços. Tributação.

Resumo

O ambiente, no qual opera a maioria das organizações do comércio varejista, pode ser caracterizado como de acirrada competição entre os agentes. Este contexto exige das organizações, que atuam no varejo, adoção de medidas para constituir diferenciais competitivos sustentáveis, ou conceber e implementar estratégias que possam diferenciá-las dos concorrentes. Dentre as estratégias disponíveis para a diferenciação, notadamente em mercados que se caracterizam pela homogeneidade da oferta, destaca-se o preço. A diferenciação pelo preço não é um fenômeno recente e tampouco representa um consenso no âmbito da gestão, com a evidenciação, especialmente nas últimas décadas, de novas fontes para a diferenciação. No entanto, diversas pesquisas confirmam que o preço ainda continua sendo um dos critérios mais recorrentes na tomada de decisão de compra. Nesta perspectiva as organizações se deparam com o dilema de optar por uma forma de precificar os produtos, mercadorias ou serviços ofertados ao mercado, dentre as diversas técnicas disponíveis. Trata-se de um desafio relevante, considerando a influência do preço sobre a decisão de compra. Neste estudo foi apresentado o caso empírico de uma organização varejista, de pequeno porte, que realizou uma revisão do processo de precificação, com base na mudança de critério de apuração de custos, com o intuito de calcular o preço que reflete de forma mais apropriada os custos agregados e o enquadramento tributário, de cada um dos itens ofertados. Os resultados evidenciaram mudanças significativas de preços, que contribuíram para a competitividade da organização analisada.

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Como Citar

Adriana Ermantraut, C., Schreiber, D., & Stasiak, L. (2021). Revisão do processo de cálculo de custos e de precificação no comércio varejista de pequeno porte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4864

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões