Se correr, o bicho pega: análise da relação capital de giro e custo de produtos vendidos na lucratividade das empresas brasileiras listadas na B3, de 2011 a 2020

Autores

  • Diego Batista Silva Carvalho PPGADM FAGEN UFU
  • Arthur Antonio Silva Rosa FAGEN/UFU
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro FAGEN/UFU
  • Luciana Carvalho Carvalho UFU

Palavras-chave:

Crise. ROA. ROE. CPV. Rentabilidade.

Resumo

A década de 2011 a 2020, no Brasil, apresentou uma série de desafios devido ao grande número de eventos e fatos que podem ser considerados (ou ter ocasionado) crises, principalmente econômicas e financeiras, no país. Dessa forma, este trabalho busca analisar se há relação entre esses momentos de crise e a gestão do capital de giro e dos custos dos produtos vendidos com a rentabilidade das empresas de capital aberto listadas na B3. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva com modelos de regressão linear múltipla com dados apresentados em painel. Os resultados indicaram uma relação positiva entre uma melhor gestão do capital de giro e custo de produtos vendidos, os quais são correlatos, na manutenção da rentabilidade empresarial. Conclui-se que uma gestão eficiente de capital de giro, que já é necessária no dia a dia empresarial, é ainda mais importante em momentos de crise, podendo, inclusive, ser vital para a empresa. Os estudos dessa pesquisa contribuíram com o tema por apresentarem dados temporais de um período pouco pesquisado em termos de década, além de demonstrar a importância de estudos já realizados sobre o capital de giro nas empresas. Sugere-se, para pesquisas futuras, a análise das variáveis macroeconômicas na rentabilidade das empresas, também em períodos de crise, além de uma pesquisa pós pandemia da COVID19 para comparar a evolução das empresas entre o antes e depois da crise que encerrou uma década de desafios e iniciou outra década já com desafios.

Downloads

Como Citar

Batista Silva Carvalho, D., Antonio Silva Rosa, A., Cristina de Sousa Ribeiro, K., & Carvalho Carvalho, L. (2021). Se correr, o bicho pega: análise da relação capital de giro e custo de produtos vendidos na lucratividade das empresas brasileiras listadas na B3, de 2011 a 2020. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4865

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões