Análise comparativa do custo hora-aula do professor do curso de ciências contábeis para uma instituição de ensino pública versus uma instituição de ensino comunitária

Autores

  • Gissele Souza De Franceschi Nunes UFSC
  • Silvana Dalmutt Kruger UFSC/Unochapecó
  • Altair Borgert UFSC
  • Rogério João Lunkes PPGC/UFSC

Palavras-chave:

Instituições de ensino

Resumo

Este estudo tem por objetivo comparar o custo da hora-aula do professor do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública com uma Universidade Comunitária. O estudo comparativo foi realizado com análise primária de dados, em que, a partir da coleta destes, foram calculados os custos por professor de acordo com suas categorias de contratação e a carga horária das disciplinas do Curso de Ciências Contábeis, em ambas as instituições objeto do estudo. Os resultados evidenciam a titulação do quadro docente das duas instituições, as principais particularidades na remuneração entre as instituições de ensino e o valor do custo da hora-aula dos professores. Para a Universidade Pública, o custo referente ao ano de 2010 dos professores do Curso de Ciências Contábeis por aluno totalizou R$ 2.962,75, enquanto que para a Universidade Comunitária o custo dos professores por aluno foi de R$ 1.576,24. A análise comparativa aponta o custo da hora-aula dos professores de acordo com suas categorias ou classes de contratação, inclusos os encargos trabalhistas sobre a folha de pagamento, bem como as especificidades de cada instituição quanto à remuneração docente e ao vínculo empregatício.

Downloads

Como Citar

Nunes, G. S. D. F., Kruger, S. D., Borgert, A., & Lunkes, R. J. Análise comparativa do custo hora-aula do professor do curso de ciências contábeis para uma instituição de ensino pública versus uma instituição de ensino comunitária. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/489

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público