Contabilidade ambiental uma análise exploratória dos impactos do rompimento da barragem de MarianaMG no disclosure da VALE S.A.

Autores

  • Francisco Ícaro Silvério de Oliveira UERN
  • Erika Maia Rocha UERN
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino UERN

Palavras-chave:

Meio ambiente. Disclosure. Vale S.A

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar se disclosure ambiental, na empresa Vale S.A, sofreu modificações devido ao desastre de Mariana (MG). Uma vez que, considerando a relevância da divulgação de informações, a contabilidade ambiental deve estar incluída dentro do plano de contas contábeis das empresas, não de forma isolada, mas complementarmente àquele já utilizado pela entidade. E, além disso, a ocorrência de desastres ambientais aumenta ainda mais a necessidade do disclosure ambiental de forma a atender os interesses dos stakeholders. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, sendo uma pesquisa bibliográfica e documental. Onde foi aplicado o método de análise de conteúdo nas Demonstrações Financeiras contidas no Relatório Integrado 20-F e dos Relatórios de Sustentabilidade da Empresa Vale S.A compreendidos antes (2013 a 2015) e após (2016 a 2018). Conforme análise dos resultados, foram percebidas algumas melhorias no disclosure de informações e no cuidado com o meio ambiente, tendendo a empresa a divulgar ações de comprometimento com a sociedade mesmo anos após a ocorrência do desastre.

Downloads

Como Citar

Ícaro Silvério de Oliveira, F., Maia Rocha, E., & Queiroz Souza Valdevino, R. (2021). Contabilidade ambiental uma análise exploratória dos impactos do rompimento da barragem de MarianaMG no disclosure da VALE S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4903

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos