A relação custos e qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil

Autores

  • Andreia Arruda UFC
  • José Glauber Cavalcante dos Santos UFC

Palavras-chave:

Custos. Qualidade. Setor Elétrico Brasileiro.

Resumo

O presente trabalho examinou a relação entre os custos e a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil listadas no Brasil Bolsa Balcão (B3). O estudo compreende ao período de 2015 a 2019, com base em uma amostra de 21 empresas. Os testes foram realizados por meio do método de regressão linear múltipla com dados em painel balanceado, propondo a qualidade como variável dependente do custo dos serviços prestados pelas empresas do setor de energia elétrica, além de verificar a influência de outras variáveis organizacionais. Utilizou-se como variáveis de qualidade externa o IASC (avaliação feita pelos usuários externos do serviço) e interna o DEC e o FEC (aspecto técnico da qualidade). Os resultados encontrados mostram que o custo tem uma relação positiva significativa com a qualidade percebida pelo consumidor e uma relação negativa significativa com os indicadores de qualidade técnica, sendo favorável a melhora da qualidade, demonstrando, assim, que o custo tem papel importante sobre a qualidade no setor de energia elétrica e refletindo positivamente ao consumidor.

Downloads

Como Citar

Arruda, A., & Glauber Cavalcante dos Santos, J. (2022). A relação custos e qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/4951

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos