Análise custo/volume/lucro na tomada de decisão: o caso de um e-commerce
Palavras-chave:
Análise custo-volume-lucro. Gestão de custos. E-commerce.Resumo
Objetivou-se identificar a relação custo-volume-lucro (CVL) de uma pequena empresa de e-commerce, assim como conhecer seu desempenho econômico, baseando-se nos dados obtidos pela análise CVL. A motivação por trás do estudo revela-se na pretensão de contribuir com a criação de informações envolvendo a gestão de custos num e-commerce por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados na empresa a partir de documentos fiscais e contábeis referente ao mês de setembro de 2022, os quais foram tabulados em planilhas eletrônicas para posterior aplicação da análise CVL. Os principais resultados do estudo revelaram que os produtos com maior volume de vendas são os mesmos que apresentaram as menores margens de contribuição, evidenciando uma vulnerabilidade da empresa. Foi possível encontrar o ponto de equilíbrio e a margem de segurança do e-commerce, os quais revelaram que no período estudado a empresa operou com prejuízo. As principais contribuições do estudo remetem à explicação simplificada dos custos para a empresa e-commerce, o que permite contribuir com outras empresas semelhantes na melhoria da gestão de custos e tomada de decisão.Downloads
Como Citar
Luisa Rex, Y., & LUCIA BOFF, M. (2023). Análise custo/volume/lucro na tomada de decisão: o caso de um e-commerce. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5028
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões