Cálculo e avaliação do índice de inflação interna em empresas com demanda contratada

Autores

  • Luis Guilherme Leite Costa UFMG
  • Poueri do Carmo Mário UFMG

Palavras-chave:

Contabilidade de custos. Gestão de custos. Gastos gerais de fabricação. Inflação de custos. Índice de inflação.

Resumo

Esse trabalho propôs um modelo adaptado para apuração de forma simplificada do índice de inflação interna de uma empresa anonimizada, partindo da premissa que os índices de mercado não são as únicas referências a serem utilizadas. Foi analisado o que já se tem sobre o assunto e descrito uma metodologia de apuração simplificada, que permitiu a apuração do índice de inflação interna em empresas com demanda contratada. A metodologia do trabalho foi organizar a estrutura de custos por níveis e calcular os índices de inflação do período, do último até o primeiro nível. Por meio de ponderação e análise de custos foi possível medir a inflação interna e comparar com os índices gerais de mercado. Identificou-se que essa metodologia permitiu uma boa compreensão da estrutura de custos da empresa. Além disso, o índice apurado e os demais índices de mercado, quando atuam de forma conjunta, se tornam uma importante ferramenta para a gestão e a tomada de decisão.

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Como Citar

Guilherme Leite Costa, L., & do Carmo Mário, P. (2023). Cálculo e avaliação do índice de inflação interna em empresas com demanda contratada. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5031

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões