Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e as futuras mudanças na contabilidade de custos para este setor.

Autores

  • Nívia Everlin Alves Silva FMN
  • Valéria Maria Ribeiro de Sá Pinheiro FMN
  • Claudia Reis Barbalho UFC
  • Marly Santos Martel Fasc

Palavras-chave:

Gestores

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é buscar evidências empíricas acerca da percepção dos gestores contábeis e seu conhecimento quanto às mudanças na contabilidade pública frente às novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), incluindo as mudanças quanto a contabilidade de custos, demonstrando os procedimentos utilizados por esses profissionais para atendê-las. Para embasar a discussão teórica foi realizado um levantamento bibliográfico, a fim de fazer uma breve explanação da evolução da legislação da contabilidade pública e evidenciar algumas mudanças trazidas pelas NBCASP. Em seguida, utilizando uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, foi aplicado um questionário semi-estruturado aos gestores contábeis de órgãos públicos do Estado de Pernambuco. Os resultados encontrados comprovam que os gestores contábeis devem estar cada vez mais capacitados para garantir a qualidade das informações contábeis produzidas. Neste estudo, ficou comprovado que esses profissionais demonstraram-se inseguros quanto às mudanças na contabilidade pública, ficando clara a necessidade de aprimorar seus conhecimentos em torno destas atualizações para garantir a utilização da contabilidade como instrumento de controle social no setor público.

Downloads

Como Citar

Silva, N. E. A., de Sá Pinheiro, V. M. R., Barbalho, C. R., & Martel, M. S. Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e as futuras mudanças na contabilidade de custos para este setor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/506

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público