Uma análise na etapa de gerenciamento de custos em uma empresas de serviços de TIC para atingir o custo alvo

Autores

  • Eliane Cortes Braga UFRRJ
  • José Roberto de Souza Blaschek UFF
  • José Paulo Figueiredo de Miranda UNISUAM

Palavras-chave:

Target costing. Gerenciamento de custos. Empresas de serviços de TIC.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar um novo estudo na empresa prestadora de serviços de tecnologia da informação de comunicação (TIC) estudada por Braga, Nascimento e Callado (2021) e verificar se a mesma implementou melhorias em seu processo de gerenciamento de custos e, se sim, descrever quais foram os aperfeiçoamentos adotados pela empresa. Os resultados da citada pesquisa indicavam que a empresa precisava de um aperfeiçoamento no acompanhamento dos custos para garantir que o custo alvo fosse alcançado e, até mesmo, para que mais economias de custos pudessem ser obtidas (melhoria contínua). Para atingir o objetivo assinalado, foi realizado um estudo de caso em que foram coletados dados por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. Foram utilizadas ainda as técnicas da análise de conteúdo e da descrição. Os resultados apontaram para a implementação de melhorias significativas como: a implantação de uma ferramenta automatizada para apuração de custos diretos, de um sistema integrado de gestão e de um processo de gerenciamento de custos indiretos.

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Como Citar

Cortes Braga, E., Roberto de Souza Blaschek, J., & Paulo Figueiredo de Miranda, J. (2023). Uma análise na etapa de gerenciamento de custos em uma empresas de serviços de TIC para atingir o custo alvo. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5060

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões