Análise da Relação Custo-Volume-Lucro dos Serviços Oferecidos por um Centro de Formação de Condutores

Autores

  • Elenoir Turazzi UTFPR
  • Mara Juliana Ferrari UNIDAVI
  • José Donizetti de Lima UTFPR
  • Mauro Lizot UTFPR

Palavras-chave:

Centro de formação de condutores automotivos; Custo, volume, lucro (CVL); Ponto de equilíbrio

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre custo, volume e lucro dos serviços oferecidos por um CFC situado na região Sudoeste do estado do Paraná. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevista semiestruturada com os proprietários da empresa. Após a coleta dos dados, foram identificados e separados os custos fixos e custos variáveis, bem como realizado o levantamento patrimonial para o cálculo da depreciação de equipamentos. O período de coleta foi de janeiro a maio de 2023. Os cálculos dos custos foram realizados com o auxílio de planilhas eletrônicas. Os indicadores essenciais para a análise dos resultados foram gerados por meio do aplicativo web de acesso livre $AVEPI. Os indicadores permitiram apresentar quais serviços possuem a melhor margem de contribuição e o ponto de equilíbrio para cada um deles. De maneira geral, o estudo demonstrou que a empresa está operando com boa lucratividade e com uma margem de segurança confortável no curto e médio prazo. Essas informações são essenciais para uma gestão com viés mais estratégico, garantindo e favorecendo o sucesso contínuo do empreendimento, podendo ser replicado para mais modelos de negócios.

Downloads

Como Citar

Turazzi, E., Juliana Ferrari, M., Donizetti de Lima, J., & Lizot, M. (2023). Análise da Relação Custo-Volume-Lucro dos Serviços Oferecidos por um Centro de Formação de Condutores. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5069

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor