O custo ABC e o resultado econômico da escola pública como critério para avaliação de desempenho da gestão da educação: uma consideração sobre o efeito do IDEB no custo e no lucro econômico.

Autores

  • Jaime Crozatti EACH/USP
  • Alexsandro R. Nascimento Ordonez USP
  • Aline Sousa Silveira USP
  • Danielli Guirado Pereira USP
  • Thais de Souza Ferreira USP

Palavras-chave:

Resultado econômico do ensino

Resumo

Este trabalho apresenta estudo de caso no ensino fundamental sobre o uso da informação de custo e de resultado econômico para a gestão de políticas públicas. Trata-se de estudo de caso de escola da rede municipal de ensino de uma cidade da região centro-oeste. A escola foi definida com base no critério de afinidade. Os dados foram obtidos de fontes secundárias como relatórios da contabilidade da prefeitura disponíveis na internet e atas de reuniões na escola. Também foram usados a técnica de entrevistas com funcionários, professores e diretores da escola. Os resultados mostram que as atividades de maior custo são: Lecionar, Preparar Alimentos, Preparar Aulas e Elaborar Atividades Pedagógicas. O Resultado econômico da escola aumentou quase 200% em função do estabelecimento de metas de qualidade com base no IDEB, nas considerações do estudo. Mostram também que a informação de custos bem como a do resultado econômico é relevante na gestão da melhoria da qualidade do ensino, se utilizados no modelo de gestão voltado para a eficiência e a eficácia da atividade pública. Pode-se avaliar a contribuição da contabilidade gerencial na Gestão de Políticas Públicas e no processo de accountability do setor público.

Downloads

Como Citar

Crozatti, J., Ordonez, A. R. N., Silveira, A. S., Pereira, D. G., & Ferreira, T. de S. O custo ABC e o resultado econômico da escola pública como critério para avaliação de desempenho da gestão da educação: uma consideração sobre o efeito do IDEB no custo e no lucro econômico. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/507

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público