Proposta de um sistema de mensuração de custos para a educação pública de nível fundamental: um estudo no âmbito do município de Cachoeirinha/RS

Autores

  • Lindomar Júnior Fonseca Alves UNISINOS
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS

Palavras-chave:

Gestão pública

Resumo

Esta pesquisa propõe um sistema de mensuração de custos para a educação pública de nível fundamental. Este estudo baseou-se na metodologia design research, apresentado como ferramenta um sistema que gera informações por meio do método de custeio direto, integrado ao método de custeio baseado em atividades (ABC), cujo intuito é mensurar custos e subsidiar a tomada de decisão no âmbito da administração pública municipal. A partir do desenvolvimento do projeto-piloto na Secretaria Municipal de Educação do Município de Cachoeirinha/RS, vislumbrou-se a adaptação da referida proposta às peculiaridades da educação pública de nível fundamental municipal, passando esta pelo crivo da análise dos gestores públicos municipais. Na avaliação, foi constatada a viabilidade de utilização da referida proposta tanto para mensurar custos quanto para analisar as atividades ligadas à educação pública de nível fundamental, compreendendo seus principais benefícios, dificuldades e resultados. Pontos críticos na gestão foram detectados, como ineficiência, aplicação inadequada de recursos e desvios de função.

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Como Citar

Alves, L. J. F., & Diehl, C. A. Proposta de um sistema de mensuração de custos para a educação pública de nível fundamental: um estudo no âmbito do município de Cachoeirinha/RS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/510

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público