Custo Total para o Consumidor no processo decisório: um estudo com pós-graduandos de ciências contábeis

Autores

  • Janaina da Silva Ramos UFU
  • Carlos Eduardo Kojima Higuchi FGV
  • Sérgio Lemos Duarte UFU
  • Márcio Luiz Borinelli USP

Palavras-chave:

Atributos. Custos. Preferências. Escolhas. Custo Total para o Consumidor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a decisão de compra de notebooks por estudantes de pós-graduação em ciências contábeis. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo que como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário, composto por perguntas fechadas e abertas, dividida em dois blocos: o primeiro voltado para o perfil socioeconômico e o segundo referente ao processo decisório. A pesquisa teve a participação de 22 estudantes, entre eles acadêmicos do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados indicaram que os principais atributos que influenciaram na decisão de compra de notebook pelos estudantes foram a memória, processador, marca, tamanho da tela, preço e HD. Já em relação aos custos percebe-se maior preocupação com o custo de aquisição, ou seja, custo do produto em si e, o custo com frete. Os mesmos foram avaliados por meio de comparação entre diversos sites e com produtos similares; comparação do preço e marcas diferentes; comparação com base na renda e na qualidade dos atributos.

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Como Citar

da Silva Ramos, J., Eduardo Kojima Higuchi, C., Lemos Duarte, S., & Luiz Borinelli, M. (2023). Custo Total para o Consumidor no processo decisório: um estudo com pós-graduandos de ciências contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5105