Incentive Award: Explorando a Associação entre Remuneração Executiva e Reputação Corporativa no Brasil

Autores

  • Antonio Carlos da Silva Carlos Silva FCRN
  • Felippe Sousa Oliveira FCRN
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento UFC
  • Geison Calyo Varela de Melo UFC
  • Caritsa Scartaty Moreira UFERSA

Palavras-chave:

Remuneração Executiva. Reputação Corporativa. Análise de Correspondência Múltipla.

Resumo

Compreender a interação entre a remuneração executiva e a reputação corporativa torna-se essencial para o desenvolvimento de estratégias que promovam o valor de longo prazo para a empresa e seus stakeholders. Neste sentido, respaldado pelas Teorias da Agência e dos Stakeholders, o presente estudo analisou a associação entre remuneração executiva e reputação corporativa em 92 das 100 empresas listadas B3 S. A. Brasil, Bolsa, Balcão, com maior valor de mercado, no período de 2016 a 2018. De natureza quantitativa, a pesquisa utilizou técnicas da estatística descritiva e a Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Como métrica da remuneração dos diretores, utilizou-se a remuneração total dos executivos, ao passo que a reputação corporativa foi mensurada a partir da participação no Ranking Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa. Os resultados apontam que empresas participantes do Ranking Merco tendem a oferecer remunerações mais elevadas aos executivos. Além disso, os achados demonstram que reputação corporativa também está associada às características organizacionais, como tamanho, endividamento e governança. O estudo avança nos campos teórico e prático, na medida em que permite compreender a relação entre remuneração executiva e reputação corporativa no contexto brasileiro, permitindo que gestores compreendam como as políticas de remuneração podem impactar a percepção que o mercado e os stakeholders têm sobre as firmas, especialmente àquelas que desejam melhorar sua imagem corporativa e posição no mercado.

Downloads

Como Citar

Carlos da Silva Carlos Silva, A., Sousa Oliveira, F., Carlos Soares do Nascimento, Ítalo, Calyo Varela de Melo, G., & Scartaty Moreira, C. (2023). Incentive Award: Explorando a Associação entre Remuneração Executiva e Reputação Corporativa no Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5122

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos