Método de Custeio Baseado no Tempo em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Euzébio Dias de Oliveira UNIOESTE
  • Eliane NASCIMENTO PEREIRA Unioeste
  • José Antonio Cescon UNIOESTE
  • Nilton Cesar Lima UFU

Palavras-chave:

Gestão de Custo; Sistema de Custos; TD-ABC; Universidade.

Resumo

A implementação de sistemas de custos em Instituições de Ensino Superior (IES) é uma tarefa complexa, que requer metodologia simplificada, em que os custos para implantação e atualização do modelo não sejam superiores aos benefícios gerados. Neste contexto, o método de custeio TDABC se apresenta como alternativa, que deve ser avaliada, razão pela qual este estudo oferece síntese das etapas realizadas, benefícios e limitações identificados na sua implementação em IES. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa-descritiva, realizada por meio de uma pesquisa entre os anos de 2012 e 2022, nas bases de dados DOAJ, Scopus, Congresso Brasileiro de Custos e Revista ABCustos. Como resultados foram identificados 379 documentos, que após o percurso classificatório, foram selecionados 17 artigos que aplicaram o TDABC em IES. O método TDABC, embora, a depender do nível de precisão requerido, sejam demoradas as etapas de medição dos tempos e mapeamento das atividades, ainda oferece simplicidade na implementação, quando aplicado em IES, configurando-se como uma excelente ferramenta para refinar e compreender o comportando dos custos, auxiliando os gestores no benchmarking entre processos e na otimização dos recursos disponíveis.

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Como Citar

Dias de Oliveira, E., NASCIMENTO PEREIRA, E., Antonio Cescon, J., & Cesar Lima, N. (2023). Método de Custeio Baseado no Tempo em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática da literatura. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5124

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos