RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL E DESEMPENHO: mito ou realidade em empresas do agronegócio brasileiras?

Autores

  • Caroline Maria da Silva UFMS
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo UFMS
  • Matheus Wemerson Gomes Pereira UFMS
  • Katia Abbas UEM

Palavras-chave:

Estágios Evolutivos, Práticas de Contabilidade Gerencial, Agronegócio.

Resumo

O estudo tem como objetivo testar empiricamente a sequência dos estágios de evolução da contabilidade gerencial e sua relação com o desempenho nas principais empresas do agronegócio. Foram coletados dados quantitativos e descritivos através de um questionário respondido por 165 grandes empresas do setor. A análise utilizou estatística descritiva e o método Multinomial Logit (MNL). Os resultados confirmam que existe uma sequência nos estágios de evolução da contabilidade gerencial, conforme previsto pela teoria. Embora a maioria das empresas esteja no quarto estágio evolutivo, aquelas no segundo estágio apresentaram os melhores desempenhos. Isso destaca que, apesar do bom desempenho geral do setor, as empresas em estágios mais avançados não se destacaram. Práticas como Análise de Lucratividade do Produto, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição, Fluxo de Caixa e Orçamento, associadas ao segundo estágio, foram mais comuns nas empresas de melhor desempenho. O estudo empiricamente testa a evolução dos estágios da contabilidade gerencial nas empresas do agronegócio no Brasil, destacando fatores distintivos de desempenho e as particularidades entre os estágios evolutivos. Além disso, identifica práticas de contabilidade gerencial relacionadas a um melhor desempenho no setor.

Downloads

Como Citar

Maria da Silva, C., Maria dos Santos Bortolocci Espejo, M., Wemerson Gomes Pereira, M., & Abbas, K. (2023). RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL E DESEMPENHO: mito ou realidade em empresas do agronegócio brasileiras?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5126

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos