Financiamiento de la educación superior. Estudio comparativo entre países.
Resumo
A relação entre financiamento educacional e desenvolvimento econômico entre países serve como um exemplo internacional da importância da criação de políticas educacionais em todo o mundo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar os distintos modelos de financiamento do ensino superior no contexto brasileiro e espanhol. Para atingir esse propósito, foi conduzida uma revisão de literatura, tendo como fontes de referência as renomadas bases de dados Scopus e Web of Science. Utilizando uma abordagem qualitativa, a fim de identificar e categorizar as diversas modalidades de financiamento adotadas em países ao redor do mundo. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de financiamento específicos implementados no Brasil e na Espanha. Por meio dos resultados obtidos foi possível notar que o financiamento do ensino superior no Brasil e na Espanha diferem significativamente devido às características de seus sistemas educacionais e aos contextos econômicos. O Brasil oferece ensino superior gratuito em universidades públicas e programas de bolsas e empréstimos, enquanto a Espanha tem um sistema descentralizado com ensino público gratuito e taxas variáveis em diferentes regiões. Além disso, ambos os países se assemelham no sentido de tornar a educação superior acessível por meio de apoio financeiro.