Percepção dos discentes sobre o processo de aprendizagem da monitoria acadêmica: Um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Autores

  • Maria Suêly Freitas de Oliveira Silva UECE
  • Joelma LEITE CASTELO UECE
  • Hyane Correia Forte UVa

Palavras-chave:

Monitoria Acadêmica. Processo de Aprendizagem. Metodologias Ativas.

Resumo

A monitoria acadêmica é uma estratégia de ensino que visa melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, auxiliando-os na compreensão e no fortalecimento do conhecimento, além de contribuir para uma formação profissional adequada às exigências do mercado. Para tanto, faz-se necessário avaliar, do ponto de vista dos discentes, se as metodologias de ensino utilizadas têm contribuído para a melhoria da aprendizagem. Este estudo tem como objetivo investigar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará [UECE] sobre o processo de aprendizagem na monitoria acadêmica. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio de um levantamento (survey) com 87 discentes do curso de Ciências Contábeis da UECE. Os resultados indicam que o semestre cursado e a ocupação dos discentes podem influenciar sua frequência nos encontros de monitoria acadêmica. Além disso, os achados sugerem que as metodologias de ensino adotadas pelos monitores são vistas como satisfatórias e adequadas para o aprimoramento do conhecimento técnico e teórico na área contábil. No entanto, destaca-se a necessidade de implementar ferramentas que permitam a participação dos discentes que não conseguem comparecer aos encontros presenciais, utilizando novas metodologias ativas.

Downloads

Como Citar

Suêly Freitas de Oliveira Silva, M., LEITE CASTELO, J., & Correia Forte, H. (2024). Percepção dos discentes sobre o processo de aprendizagem da monitoria acadêmica: Um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5148

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos