Custos Para Tomada de Decisões em uma Média Empresa Comercial
Palavras-chave:
Custo Comercial. Custeio Híbrido. Pequena e Média Empresa.Resumo
No ambiente empresarial moderno caracterizado pela complexidade e dinamismo, a capacidade de tomar decisões é fundamental ao sucesso da organização. O artigo aborda a importância da compreensão e utilização de informações de custos no processo de tomadas de decisões de uma Média Empresa Comercial. O principal objetivo foi desenvolver e aplicar uma metodologia de custeio híbrido, resultante da junção das principais premissas utilizadas pelas metodologias de apuração de custos mais utilizadas, como uma abordagem para apuração, controle de gastos e tomada de decisões em uma empresa Comercial de médio porte, destacando a necessidade de um controle eficaz de gastos para melhorar a lucratividade. O estudo iniciou com uma discussão teórica sobre metodologias de custeio, as ferramentas de contabilidade de custos para tomada de decisões e o desenvolvimento de um estudo de caso, utilizando ferramentas de contabilidade de custos para analisar a rentabilidade de grupos de produtos. Partiu-se do pressuposto de que o conhecimento e a aplicação eficaz da informação e ferramentas de custos permitem aos empresários exercerem um controle mais preciso dos gastos, contribuindo para o aprimoramento da lucratividade. A pesquisa reconhece a importância de estudos adicionais para melhorar as práticas de gestão e impulsionar o crescimento das médias empresas comerciais. Ao final foi possível inferir que a gestão eficaz de custos desempenha um papel fundamental no sucesso e sustentabilidade das empresas comerciais, os resultados apontam para a necessidade de uma gestão mais eficiente dos custos, especialmente em relação à margem de contribuição e à receita de equilíbrio.Downloads
Como Citar
SIMOES SANTOS MATOS, T., & Albuquerque da Silva, B. (2024). Custos Para Tomada de Decisões em uma Média Empresa Comercial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5158
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões