Práticas adotadas para precificação de produtos e/ou serviços a partir das experiências dos microempreendedores do Vale do Mamanguape- PB

Autores

  • Yara Magaly Albano Soares UFPB
  • Gisele Souza da Silva UFPB
  • João Marcelo Alves Macêdo UFPB
  • Luiz Gustavo Sena Brandão Pessoa UFPB
  • Josicarla Soares Santiago UFPB

Palavras-chave:

Precificação; Custo; Valor; Microempreendedor

Resumo

O propósito deste estudo foi explorar as práticas desenvolvidas pelos microempreendedores do Vale do Mamanguape/PB na precificação de seus serviços/produtos fabricados. Adotando uma abordagem descritiva, o estudo coletou informações de forma detalhada por meio de uma pesquisa do tipo survey, visando a obtenção de dados e informações pertinentes. Para isso, utilizou-se um questionário virtual via Google Forms, composto por questões de múltipla escolha, respondido por uma amostra de 30 microempreendedores. Estes responderam sobre seu entendimento acerca dos conceitos de custo, valor, lucro e a relevância de cada uma destas variáveis, como os critérios empregados na formação de preços. Os resultados revelaram que aproximadamente 30% dos respondentes enfrentam dificuldades na precificação, especialmente na compreensão e distinção dos custos e despesas associados à fabricação de produtos ou prestação de serviços. Isso evidencia que alguns empreendedores ainda carecem de orientação quando se trata de estabelecer preços competitivos. Porém, a maioria já se apresenta mais familiarizada com essa variável. A elucidação dos desafios enfrentados pelos microempreendedores na definição dos preços de seus produtos apontados nesta pesquisa leva à busca de conhecimentos além dos relacionados à formação do produto e as concepções econômicas que o envolvem, incluindo o custo e a formação de seu preço, sendo esse último imprescindível para a sustentação do empreendimento. Essa afirmação pode ser corroborada quando se observa que existe um nível satisfatório de instrução dos respondentes desta pesquisa, cerca de 70%, o que levou a concluir que a precificação é uma associação de conhecimento técnico, teórico e de mercado.

Downloads

Como Citar

Magaly Albano Soares, Y., Souza da Silva, G., Marcelo Alves Macêdo, J., Gustavo Sena Brandão Pessoa, L., & Soares Santiago, J. (2024). Práticas adotadas para precificação de produtos e/ou serviços a partir das experiências dos microempreendedores do Vale do Mamanguape- PB. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5168

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões