O comportamento dos consumidores de produtos importados, a partir da tributação nas operações de importação

Autores

  • Gabriela Virginio Amorim dos Santos UNEB
  • Josete Bispo Ribeiro UNEB
  • Tania Ferreira dos Santos Bomfim UNEB
  • João Pereira Oliveira Júnior UNEB
  • Nayara Batista Moreira UNEB

Palavras-chave:

Consumo. Programa Remessa Conforme. Grupo Focal.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo identificar como as novas regras do Programa Remessa Conforme podem interferir no comportamento de consumo de um grupo específico de consumidores, em relação aos produtos importados. Com as mudanças advindas da implementação do programa em lojas do e-commerce, foi possível observar alterações adicionais nos valores finais de compras realizadas nesse espaço de comércio, o que provoca, em certa medida, alterações no comportamento de consumo de potenciais demandantes de bens desse grupo de ofertantes. Na busca por essa nova perspectiva de consumo, a análise foi realizada, de forma qualitativa, com a aplicação de questões norteadoras com um grupo específico de consumidores, consolidando o uso da categoria metodológica do Grupo Focal. Através deste, foi possível compreender, de forma mais detalhada, a relação entre a tributação dos produtos importados e o comportamento dos consumidores desses produtos, a partir das mudanças implementadas. Os resultados da pesquisa indicam que, apesar das mudanças nas regras sobre a compra de produtos importados onerarem o seu valor final, não houve um desencorajamento ou indisposição para a compra desses produtos, especialmente para aqueles produtos exclusivamente comercializados nesses ambientes virtuais. Por fim, e por entender que a discussão dessa temática não se esgota com este estudo, sugere-se como pesquisa futura o comportamento dos consumidores com a nova regra de tributação de produtos importados, apelidada de “taxa das blusinhas”, aprovada pelo Congresso Nacional do Brasil.

Downloads

Como Citar

Virginio Amorim dos Santos, G., Bispo Ribeiro, J., Ferreira dos Santos Bomfim, T., Pereira Oliveira Júnior, J., & Batista Moreira, N. (2024). O comportamento dos consumidores de produtos importados, a partir da tributação nas operações de importação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5197

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos